Auto-Engano

As perguntas: quem sou? O que pretendo fazer da minha vida? Para onde estou indo? São perguntas que se revelam escorregadias pelo fato de sermos suscetíveis ao auto-engano. O homem é um labirinto e poucos conhecem a si mesmos. Enganoso é o coração mais do que todas as coisas
A diferença na maneira de nos vermos como realmente como somos gera dificuldades. Concordo com o Eduardo Gianetti *que diz: “ No caso do auto-engano” a principal vitima é com frequência o próprio ator.”

Até uma atitude de “humildade” pode ser um marketing que trabalha a favor do orgulho que está no nosso coração. Como é sutil mas pernicioso e contagioso como um vírus, somos infectados por ele sem mesmo estarmos concientes.
As atitudes mais nobres podem muitas vezes trabalharem a favor da  busca pela glória pessoal. Aquilo que em si não representa nenhum mal e nenhum pecado, pode trabalhar contra uma vida crucificada e a favor do “ego”
Corremos o risco de sem percebermos “roubarmos a glória de Deus”, e essa ele não divide com ninguém. Corremos o risco de ficarmos viciados em aprovação, em curtidas de facebook, de aplausos dos homens, de convites e símbolos que ressaltem o nosso desejo por “reconhecimento”.  E como é fácil: servirmos,  pregarmos, escrevermos ( como faço aqui), cantarmos, liderarmos e mesmo tudo isso sendo coisas “louváveis”, fazermos tudo isso na “carne” e no desejo muitas vezes inconsciente de servir a nós mesmos.
Por isso o Conselho  de Paulo  Timóteo se faz chave no processo de fugirmos do Auto-Engano: “ Cuida de Ti Mesmo” ( 1 Tm 4.16)
Auto-Engano é o pecado que nenhum de nós estamos isentos e suscetíveis a sermos por ele dominado.
O segredo é orarmos como o Salmista: “ Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende e dirige-me pelo caminho eterno.”
Que Deus nos ajude! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário